LOGÍSTICA

LOGÍSTICA

Um dos campos férteis para a aplicação de RFID é na gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management). A funcionalidade do RFID permite o desenvolvimento de aplicações logísticas mais flexíveis e inteligentes.

Por que o RFID é obrigatório para o processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos?

Para otimizar o processo da cadeia de suprimentos, ele precisa de identificação e rastreamento precisos de mercadorias, bem como conhecimento sobre qual estoque uma empresa possui, onde está, quanto possui e em que condição. E para resolver este propósito,

Como a RFID pode ajudar?

Previsão e gerenciamento de produtos

O planejamento da demanda depende de dados históricos de vendas e transações; ajuda a criar previsões confiáveis. Mas a previsão de estoque se torna difícil se não houver dados oportunos e em tempo real.

RFID pode produzir informações precisas e em tempo real de produtos em andamento, em trânsito e produtos acabados. Dados oportunos sobre a demanda do mercado levam a previsões precisas, melhor visibilidade do estoque e podem ter um impacto imediato na receita de primeira linha, retendo as vendas perdidas.

Gerenciamento aprimorado de estoque e pedidos

Geralmente, é difícil obter uma visibilidade clara de quais matérias-primas específicas chegaram, disponibilidade de materiais certos, rastreamento do trabalho em processo, envio do item certo para o cliente certo na hora certa etc.

A RFID pode ajudar a melhorar esses processos e ajudar a reduzir os erros de estoque e pedidos, o que resulta na minimização de atrasos na produção. A precisão e a visibilidade do inventário podem ser drasticamente aprimoradas, pois o RFID pode rastrear as mercadorias entregues com precisão em tempo real, otimizar o fluxo de trabalho e até reduzir o excesso de estoque.

Leitores RFID implantados nas áreas de armazenamento podem registrar automaticamente a remoção de um item e atualizar os registros de inventário. A contagem do inventário pode ser processada rapidamente, pois a identificação pode ser realizada em massa e com precisão por leitores RFID.

Rastreamento e gerenciamento de ativos

Em muitas empresas, ativos como paletes, bandejas, contêineres e equipamentos costumam ser difíceis de rastrear.

Mas a etiqueta RFID anexada aos ativos reutilizáveis ​​pode rastreá-los com mais eficiência. Ao colocar o leitor RFID fixo em pontos estratégicos, uma empresa pode rastrear automaticamente o movimento e a localização do ativo marcado, evitando assim tempo de trabalho.

Os leitores RFID também podem alertar os supervisores se houver qualquer tentativa de remover um ativo marcado de uma área autorizada; isso resulta em mais segurança. Os usuários podem ter total visibilidade dos níveis e locais de estoque, permitindo que localizem rapidamente um item.

Envio e recebimento

Quando os itens são coletados para embarque, as etiquetas podem ser lidas e registradas automaticamente no sistema. Assim que os paletes estiverem prontos para serem despachados, o leitor RFID portátil pode ler a etiqueta do palete e verificar o conteúdo da remessa, proporcionando visibilidade em tempo real no sistema.

Isso resulta em um processo econômico e com economia de tempo, liquidação de faturas mais rápida, minimiza o erro humano e aumenta a precisão do estoque e simplifica o processo de recebimento.