BIBLIOTECA

BIBLIOTECA

O gerenciamento da biblioteca RFID, usando a biblioteca de tags RFID, é fácil e conveniente. Um sistema de gerenciamento de biblioteca RFID consiste em livros, cada um anexado com uma etiqueta RFID, leitor RFID, rede de computadores e software. A equipe da biblioteca lida com empréstimo, devolução, classificação, etiquetagem etc. de livros, usando etiquetas RFID neste sistema de biblioteca. Uma pessoa pode localizar livros da biblioteca RFID marcados com etiquetas RFID, usando o leitor RFID que identifica e localiza o livro. Quando o livro é levado ao balcão, a equipe da biblioteca pode ativar ou desativar o bit de vigilância eletrônica de artigos na etiqueta do livro. Se um livro for emprestado, o bit de vigilância será desativado.

O uso de RFID em bibliotecas economiza o tempo da equipe da biblioteca ao automatizar suas tarefas. Um estabelecimento que utiliza a gestão de bibliotecas RFID poupa ao leitor de livros um tempo precioso que teria despendido à espera da sua vez na fila para pedir emprestado ou devolver um livro. Cuidar dos livros e disponibilizá-los aos leitores são tarefas importantes. A maior parte do tempo da equipe da biblioteca é gasto no registro de informações de livros recebidos e enviados.


O empréstimo e a devolução de livros podem ser totalmente automatizados com a ajuda de sistemas de auto check-in/out. Este sistema envolve a instalação de software especial. Uma pessoa que usa este sistema para emprestar livros, é apresentada com opções na tela do computador. A pessoa tem que se identificar com um código, que é preferencialmente um número de identificação pessoal, ou qualquer forma de código de identidade único. Os livros selecionados pela pessoa são identificados pelo leitor RFID embutido no sistema. E, o bit de vigilância na etiqueta do livro é desativado pelo sistema. Quando um livro é devolvido, o sistema de check-in/out ativa o
bit de vigilância.

A adoção da tecnologia RFID pelas bibliotecas promete uma solução que poderá possibilitar o inventário de centenas de milhares de itens em seus
acervos em dias ao invés de meses. Além disso, permite que os usuários façam check-out e devolvam a coleção da biblioteca automaticamente a qualquer hora do dia. Além de acelerar os checkouts, manter as coleções em melhor ordem e aliviar as lesões por esforços repetitivos entre os bibliotecários, a RFID promete fornecer um melhor controle sobre roubos, não-devoluções e arquivamento incorreto dos ativos de uma biblioteca.

 

Vantagens do RFID em Bibliotecas


Algumas das vantagens do RFID em bibliotecas incluem a emissão de vários livros ao mesmo tempo;

Autocarga/descarga simplificada;

Redução de fila no balcão/balcão de circulação;

Mais horas de circulação;

Economia de tempo da equipe da biblioteca na emissão/devolução do documento;

Permitir que a equipe da biblioteca forneça serviços centrados em outros usuários;

Redução de pessoal no balcão de circulação;

Aumento da emissão/devolução de documentos da biblioteca;

Segurança do acervo da biblioteca, etc.